quinta-feira, 24 de abril de 2014

Espondilite: uma realidade

A espondilite tornou-se uma realidade na minha vida desde 2011. É uma doença reumática inflamatória crónica que afeta a coluna vertebral, as sacro-iliacas e as articulações periféricas. No meu caso começou por atingir a anca, depois os joelhos e os ombros e ultimamente afeta a coluna. Quando as dores são fortes não consigo fazer rigorosamente nada principalmente porque as dores são acompanhadas por rigidez na zona afetada. A ultima grande crise que tive fez com que não me conseguisse levantar da cama e fosse necessário pegar em mim ao colo. Era como se não tivesse coluna. Neste momento faço apenas anti-inflamatórios e quando tenho crises faço esquemas de corti-imunossupressores. Felizmente neste últimos meses tenho andado relativamente bem. Tive alguns episódios de dores mas tentei controlar apenas com os anti-inflamatórios e analgésicos pois  sei que mais medicação acaba por ser prejudicial na minha fertilidade. O médico já me aconselhou a fazer uma pausa nas tentativas de engravidar e fazer uma medicação mais agressiva para estabilizar a doença e depois voltar a tentar. Na altura decidimos não fazer esta pausa e agora mais ainda pois sabemos que os meus ovários estão fracos e uma medicação desse género poderá inviabilizar uma gravidez no futuro. Vou aguentando. Hoje acordei com dores na coluna que ficam mais intensas quando inspiro mais profundamente.  O site da Associação Nacional de Espondilite Anquilosante (ANEA) ajudou-me a conhecer melhor a doença, as causas e sintomas. Não sou sócia mas estou a pensar em tornar-me um dias destes pois sempre podemos beneficiar de alguns descontos assim como ajudar na investigação.

Sem comentários:

Enviar um comentário