quarta-feira, 28 de maio de 2014

Cancelamento, desilusão e recuperação

Já não vinha aqui há algum tempo. Tive de digerir todas as emoções e sentimentos que emergiram do cancelamento do tratamento (sim, mais um tratamento cancelado) no sábado. Ia com confiança que desta vez iria correr melhor do que da última. Porém também ia ansiosa para ver o que ia sair da primeira ecografia. A médica disse-me logo que para ter calma pois o que teria de ser seria. Começou a fazer a ecografia e fez logo uma careta. Estava lá um ovulo do ciclo passado no ovário direito. Perguntei-lhe logo se isso era mau tendo ela dito que não era o ideal mas que iríamos ver. O endométrio estava nos 31mm ou seja numa espessura "normal" para esta fase do ciclo. Contudo, no ovário esquerdo não tinha nenhum folículo. No ciclo passado tinha apenas um foliculo no ovário esquerdo e por ser apenas um e de má qualidade não avançamos. Contudo, pelos vistos depois daquela ecografia no 4º dia do ciclo surgiu um outro ovulo mas no ovário direito. Ovulei do ovário esquerdo mas este foi crescendo estando agora já grande. A doutora disse logo que teria de cancelar este tratamento pois não podia continuar tendo este folículo tão grande. Disse que este iria impedir que se desenvolvessem outros folículos e mesmo que se desenvolvessem quando chegasse a altura este estaria "fora de prazo". Disse também que não podia desencadear a ovulação pois não tinha o endométrio desenvolvido o suficiente. Desta vez consegui fazer mais perguntas apesar de ter chorado de forma compulsiva no momento. Perguntei-lhe qual seria a solução pois sendo assim poderia ovular com o ovulo que tinha mas era provável que outros folículos aparecessem. Fiz mais medicação que da outra vez. Ela disse que sim, que era provável que os ovários ficassem descontrolados sendo necessários os acertar. A solução poderia passar por tomar a pílula e depois recomeçar do zero. Contudo, ela só as faz as ecografias. O meu médico só chega de viagem esta semana e será ele em conjunto com ela e comigo que vai estudar a situação e ver qual será a melhor forma. Marquei consulta e ecografia para o dia 02 de junho. Ela diz que teremos sempre de fazer um grande controlo ecográfico para tentar controlar estas situações todas. farei tudo o que for preciso para que da próxima vez o sucesso seja maior. O desgaste emocional é bastante grande. Nem sei o que é pior. Cancelar o tratamento ou ver um negativo no fim. Fico com a sensação que nunca conseguimos chegar a meio nem ao fim. Que se calhar nunca vou conseguir engravidar com os meus óvulos. Não sei se eles se desenvolveriam bem, quantos poderiam ser retirados, quantos fecundados. Nada sei. E depois penso duas desilusões e as que podem vir ainda. Como o meu marido diz: "milagres não acontecem connosco..." Chorei o caminho todo até casa...Mas depois prometi que não iria continuar a chorar até porque tinha um jantar de família e não poderia estar de olhos vermelhos. Tive que contar quando as pessoas que sabem me perguntaram. No domingo desabei totalmente de manhã. Estou cansada de esperar... O meu marido apoia-me imenso e é o meu suporte. Se não fosse ele não sei o que seria de mim. Hoje já me sinto mais conformada. Triste por vezes. Mas temos de acreditar. Não vou desistir dos meus ovulos.

Sem comentários:

Enviar um comentário